Inglês — English

Hoje escrevo sobre um velho assunto aqui, o nosso Erasmus-English. Termo definido pelo estrito vocabulário e pelos erros gramaticais dos alunos do programa Erasmus Mundos. (E isso me inclui.)

Sim, temos um inglês bem fraco. Não a maioria, mas eu confesso que não sou bom em Inglês, mas tenho o bastante pra sobreviver, e tenho melhorado. [Ao menos conseguimos nos comunicar e estamos progredindo!]

Mas, soltando o verbo, o que me deixa puto da vida é, quando um nativo de língua inglesa critica nosso inglês. Não construtivamente, mas com deboxe, com ares de superioridade. E isso contradiz muito com os alemães, que se sentem orgulhosos e compreensivos quando alguém demonstra interresse na língua deles.
Somos apenas alunos, e estamos aprendendo, dentro de nossas limitações. Temos nossas línguas nativas. Somos fluentes nela — português, paquistanês, alemão, finlandês, espanhol, italiano, chinês e mais uma porrada de línguas asiáticas. Então, da próxima vez que algum engraçadinho me criticar comparando ironicamente meu inglês com o seu, eu vou perguntar sutilmente: “Me desculpe, mas qual sua segunda língua?”.. E possivelmente vai ficar calado.

Pois, aqui, a maioria dos alunos (de língua-madre não inglesa) aprende/entende uma porrada de línguas. Meu inglês é ruim? Eu posso tentar alemão, espanhol, italiano ou até português, e bem fluente! Eu estou tentando aprender a sua língua, e que tal você tentar a minha???!!?!

3 Respostas to “Inglês — English”

  1. iule Says:

    Acredito que essa critica tenha sido feita por algum britanico ou algo do tipo porque praticamente todos aqui falam ingles britanico- que eu nao gosto muito-, o que acaba tornando mais dificil a comunicacao.Mes que vem talvez vou participar de uma simulacao da ONU aqui por alguns dias, que vai ser em ingles, e ai so quero ver como vai ser,rs.
    abracao

  2. domenico Says:

    bust a move with this blog, man, we’re stuck on this entry since ages ago!!!🙂

  3. dan Says:

    hahahha ok
    I’ll post today! [a very short one]
    [no time man!]
    ..trying to study all the time, and solving some tasks with Madrid, Dresden, Vienna e Bolzano.. =]

Deixe uma resposta

