ciao + ladinos

Ciao, em italiano, significa oi ou tchau. Hoje significa tchau. Última aula na universidade de Bolzano. A partir de amanhã, só provas. Seis ou sete. [Pra variar, estou postando na aula.. hehehe]

Mudando de assunto.. Me informaram que tem uma foto minha no jornal ladino, da região ladina (dã!) do Tirol do Sul (ou South Tyrol em inglês, ou Südtirol em alemão, ou Alto Adige em italiano, ou Adesc Aut em ladino..).. Bem, voltando da viagem.. Quero uma cópia do dito cujo!

O engraçado nisso tudo é a questão da identidade dos sub-grupos daqui.. Explico. Fui comprar um vinho daqui da região de Bolzano. Disse pro dono da loja: “Ah.. um bom vinho italiano!?”.. Ele replicou, com cara feia: “Não! Sul Tirolês!!”.. Fiquei com cara de bobo, sem entender.. Tudo bem! Entendo: não se sentem italianos aqui, são tiroleses!

E visitando Val Badia, no centro da região ladina, foi o mesmo. Disse algo como: “Hum.. Adorei essa comida tirolesa!”. Logo ouvi: “Somos ladinos!” Epa! Mas isso aqui não fica dentro do Tirol?

Pois é.. Sempre se restringem mais e mais. Uma questão de identidade cultural, de séculos de cultura, línguas e costumes particulares.

Por isso que, quando digo que qualquer brasileiro consegue se comunicar entre si, não acreditam.. Sim.. Somos gigantes e falamos a mesma língua.

=]

3 Respostas to “ciao + ladinos”

  1. Marília Says:

    Ai q saudadi do meu morecu loiru gente! Agora eu to parecendo xente q iscrivi axim? kkkkkkkkk
    Nossa… sério… muita saudade de tu muleque! Meu coraçãozinho dói de saudade… Poxa vc vai mudar e naum te mandei nenhuma carta, postal… mas vou mandar! prometo! Penso em vc sempre e te desejo o melhor! Lov U xuxu!

  2. Dil Says:

    Ae, pra ele voce manda mensagem, neh sua bocuda! Olha voce:
    😀

  3. dan Says:

    eita! olha a baixaria! hahaha

Deixe uma resposta

