Desastre

Uma breve relação do que me ajudou a fazer uma das piores apresentações da minha vida. Talvez a pior.

Enquanto espero ônibus de 20h0, faço uma análise da minha apresentação no curso de Desenvolvimento Rigoroso de Software* sobre Lógica para Funções Parciais*. (*tradução livre). Aqui, em um canto escondido, da Universidade Politécnica de Madrid.

1. Tempo de preparo. Não respondi nem li com atenção todos os emails que recebi enquanto estava de férias no Brasil. O tempo passou no país tropical, eu perdi 4 semanas de aula. Os tópicos distribuídos em Dezembro, e eu escolhendo um apenas na semana passada, quando encontrei o professor. O que me fez escolher um tema difícil, teórico e ter pouco tempo de preparo.

2. A escolha do tema. Pelas as apresentações que vi, muitas delas eu dominava. Já dominei, cursei, estudei-as. Escolhi um tema teórico que fazia referências a outras lógicas das quais eu nunca ouvi falar. Além de suas comparações. A omissão de explicações e passos das provas.

3. Minha imagem. Talvez não seja tão importante. Mas sou o único que venho de all star pra aula. Todos estão de camisa social sob a blusa de lã, calça jeans ou de tecido, sapato social ou camurça. Casacos de inverno, tons escuros. Venho de jeans amassado, camiseta, camisa de algodão por cima, jaqueta marrom, branca e verde, de 10 euros. Será que isso muda algo? Até quando meu conhecimento pode ser afetado pelo que visto? Será que isso influencia em uma apresentação? Acho que sim.

4. Língua. pedi pra apresentar em inglês. Um professor disse: a matéria agora é oficialmente em espanhol, desde o dia em que os lituanos se foram. Assim estava sendo. Sim, entendo espanhol. Mas fazer uma apresentação assim.. Travei. Pirei. Havia palavras com a tradução errada nos slides. Eu não dominava a língua, e no meio da apresentação, passei a falar inglês, como me disse previamente o outro professor.

5. Fiz slides simples, deixei as fórmulas, as expressões pra escrever no quadro. Grande erro. O professor que me orientou nada disse. Convencionamos em fazer algo simples. Mas o outro pediu tudo. Enfim. Desastre.

Assim, fora outros pontos.. Garganta seca, nervoso, noites mal dormidas.. Não fui esculachado, mas todos perceberam que terei que fazer um artigo sobre o tema. Já que minha apresentação não foi nada convincente.

Mais um episódio pra aprender que nem tudo é lindo em estudar no exterior. Que eu aprenda, e faça melhor da próxima vez.

Sorte pra mim. 😦

update às 23h33: Lembrando que a internet ficou fora do ar na faculdade. Então os slides de conclusão que faltavan preencher ficaram em inglês, enquanto o resto estava em espanhol. Voltando pra casa, uma dor-de-barriga do cão, me deparo com o elevador quebrado. São quatro andares, segurando. Na ducha, um banho quente pra relaxar, e uma dica mortal: não tome banho ao mesmo tempo em que sua lavadora estiver on… Você pode ser surpreendido com uma ducha fria, repentina. E terá que esperar até a máquina encher…

Depois, fritando bifes para jantar na paz do lar, sou queimado com a gordura… Enfim… Ainda bem que faltam só 23 minutos (agora) pro dia acabar.

😉

Surpreendente que, se fosse há alguns meses, eu teria chegado em casa e desabado. Acho que a Europa tá me deixando forte. Até tenho rido. Enfim, devo estar aprendendo a lidar com esses dias-derrota.

3 Respostas to “Desastre”

  1. iule Says:

    sorte!

  2. hilário Says:

    Como me diria meu amigo Bolinha: “seu fudeu!”
    heheeh

    Como diria eu: “esquenta não… no fim tudo dá certo!”
    🙂

  3. simonia Says:

    Dani, uma famosa máxima do filósofo Nietzsche: “tudo que não me mata me fortalece”. Toca pra diante. Fica com Deus, sucesso. Beijão “tia” Simonia.

Deixe uma resposta

